Jack Vasconcelos

sábado, 17 de agosto de 2013

Jorge Amado e Tieta do Agreste

No dia 17 de agosto de 1977 Jorge Amado lançava Tieta do Agreste, um dos mais famosos livros do autor.























Jorge Amado foi um dos primeiros escritores que li quando tinha apenas 16 anos, estava entre os mais lidos e me lembro que eu pedia a meu pai pra comprar um volume a mais do que a escola pedia .
Dentre os que eu li e recomendo: Dona flor e seus dois maridos, retirando toda sexualidade o livro tem uma linguagem regional que o autor aborda muito bem. O livro de A bola e o goleiro é outro que gosto muito, O milagre dos pássaros  e outros.

Um pouco do Autor :
Jorge Amado foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros e também um dos mais adpatados da televisão. Esse baiano viveu no Rio de janeiro e estudou Direito, fez parte de movimentos comunistas da época e travou  discussões sobre arte e política na década de 30.
Foi casado com Célia Gattai também escritora, que o sucedeu na cadeira da Academia brasileira de letras e teve três filhos.
Viveu exilado por um tempo, mas teve a honra de viver exclusivamente dos direitos de seus livros sendo escritor profissional.
Recebeu vários prêmios e nome em selo e postumamente recebe homenagens pelo Brasil .




perfil oficial na Academia Brasileira de letras :  http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=244

Fundação casa de Jorge Amado : ( é uma organização não-governamental  feita para preservar e divulgar acervos de Jorge Amado ) : http://www.jorgeamado.org.br/


Obras de Jorge Amado para televisão :

- Gabriela (1975) escrita por Walter George Durst essa novela também deu origem a um filme de 1980 com Sônia Braga nova versão foi escrita por Walcyr Carrasco e teve Juliana Paes no papel principal. 
-Terras sem fim (1981) escrita por Walter George Durst é uma das adaptações menos conhecidas da obra do autor.
-Tenda dos milagres (1985) adaptada por Aguinaldo Silva retratava  tradições da cultura negra e mestiça na Bahia.
-Tieta (1989) O maior sucesso de audiência teve Cássio Gabus Mendes, Beth Faria, Sebastião Vasconcelos e outros grandes nomes.
Em 1996 foi realizado o filme Tieta do Agreste, baseado no romance, dirigido por Cacá Diegues e com Sônia Braga no papel de Tieta.

Com certeza irão ler mais sobre Jorge Amado por aqui, um autor que admiro com uma linguagem necessária a todos que se aventuram a escrever ou que gostam de ler.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock