Jack Vasconcelos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Academia brasileira de Letras

A cada dia me convenço que sucesso não é sinônimo de sabedoria e que vender milhões de livros não significa que o escritor é bom!
Sempre estou em busca de novos livros e tenho os meus de gaveta que sempre releio e outros que já me arrependi de ter lido.

A ABL criada no Rio de Janeiro nomeia membros vitalícios pra ocuparem suas cadeiras, estudando sobre os ocupantes notei que muitos escritores importantes estão de fora...

Creio que ocupar a ABL é algo honroso e admirável, lamento que tantos outros não estejam por lá, porém é bom termos esse reconhecimento do mercado mas também é bom estar na prateleira de uma casa, nas mãos de um jovem que anseia ler, na cabeceira de um noturno pensador, afinal ser escritor é isso: ser admirado pelos que compreendem suas letras e devolver ao leitor a verdade de sua história.

Vamos conhecer alguns autores que não estão na ABL:

Paulo Leminski

É um escritor que está na moda (ainda bem) ignorou a ABL e fez de sua obra seu marco. Superando muitos escritores, Paulo em sua infância foi considerado diferente por sua genialidade e inteligência, escreveu prosa, contos, poesias e histórias.




Mário Quintana

Poeta simples, poeta cheio de mistérios e humildade. Na época chegou a ser cotado para ser votado e recusou, ainda deu uma declaração do fato: 'atrapalha a criatividade. O camarada lá vive sob pressões para dar voto, discurso para celebridades. É pena que a casa fundada por Machado de Assis esteja hoje tão politizada.'
Esse grande jornalista se imortalizou através de sua obra e com a grande maestria que compunha seus versos.


Clarice Lispector

Além de todas as citações via twitter ou Facebook, Clarice exala poesias e letras, dona de um estilo diferente e profundo de se expressar. Nunca nem quis se candidatar a uma cadeira.


Carlos Drummond de Andrade

Dispensa tantas apresentações, é um dos melhores escritores que já li, dotado de métrica e recheado de palavras que combinam entre si numa espécie de dança das letras. Não entrou por um fato: Não quis se candidatar.



Os escritores que mais leio são desconhecidos da mídia e viveram uma vida totalmente reclusa, ainda farei um post, espero que possamos conhecer escritores que ocupem ou não a ABL e fazermos de nossas buscas um presente de Deus.

7 comentários:

  1. Vou esperar seu post sobre os escritores que leu, quero conhecê-los tbm
    bjs linda
    seguindo
    http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada e farei o post sim ^^ irei seguir seu blog

      Excluir
  2. Olá Jackeline! Gostei muito do seu blog também e estou seguindo então.
    E particularmente amo esses escritores. São simples, sensiveis e brilhantes.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Clarice Lispector e de todos esses escritores , mas quero conhecer melhor cada um deles.
    Gosto do Paulo Coelho que tem muita sabedoria e simplicidade, é o mais famoso e está na ABL. Poucos conseguem ser como ele e humildes. Carlos Drumon de Andrade é muito bom também e ele deveria estar na ABL por que é muito inteligente.
    Beijinhos :}

    ResponderExcluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock