Jack Vasconcelos

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha - Quem me roubou de mim - Pe. Fábio de Melo

Título: Quem me roubou de mim
Autor: Pe. Fábio de Melo
Editora: Planeta
Páginas210
ISBN: 9788542201604




Padre Fábio é mineiro da cidade de Formiga, graduado em Filosofia e Teologia. Atuante como padre traz no livro 'Quem me roubou de mim' o sequestro da subjetividade. Onde a vítima se esconde no íntimo de cada um. O autor faz uma alusão ao sequestro do corpo e da alma mostrando as vertentes do medo e falta de individualidade a que se submete uma pessoa trancafiada em si ou em seus problemas. 

Vamos ao livro? :)

Como ele mesmo abre o livro: comprometido com o bem! Essa é impressão geral que temos da pessoa Fábio de Melo, um ser humano admirável e totalmente comprometido com o bem maior. Sou grande fan do trabalho de Padre Fábio e com certeza esse livro me surpreendeu positivamente em todos os aspectos. Embora a linguagem hora didática hora coloquial possa fazer do livro mais que um aprendizado a boa nova consegue ser repassada e a mensagem absorvida.


Resumo

De acordo com o tema do livro o sequestro da subjetividade é quando passamos a ser prisioneiros de nossas expectativas, relacionamentos, amarguras e vivências.
Não é fácil viver de acordo com a expectativa dos outros e para mostrar a carência emocional e a dependência dessas pessoas usou o termo 'sequestro'. Pois pelo mesmo modo somos privados de viver a plenitude do eu se estamos aprisionados a algo externo.


''Alguém me levou de mim
Alguém que eu não sei dizer
Alguém me levou daqui.
Alguém, esse nome estranho.
Alguém que eu não vi chegar
Alguém que eu não vi partir
Alguém, que se alguém encontrar,
Recomende que me devolva de mim."

"Não me leve de mim.
Leve-me até mim."

A ordem sacramental das palavras se desenrola no livro com muita facilidade, se aprende muito e se pede muito de nós ao lermos cada capitulo. O livro nos mostra como fortalecer a identidade que temos seja no mundo ou em nossas escolhas.
Acho interessante a abordagem sobre a liberdade que temos nos dias de hoje e as relações humanas fracas que desenvolvemos ao logo dos anos com filhos e pais. O Homem tem o desejo inerente de sempre acertar e comete terríveis erros, principalmente se doa ao filho uma liberdade deliberada. Padre fábio mostra com clareza que cada vez que uma criança ou adolescente decide por si quando não está preparado para decidir um ato de violência é cometido, da mesma forma que proibir em demasia também se configura em uma forma de violência. Como o próprio autor bem coloca, plantas boas precisam de podas. Porque a tesoura da poda dará o rumo que a planta deve seguir.
As paixões e as especativas que criamos em torno do outro também é tema de abordagem do livro, como ele mesmo descreve : 'Queremos que o outro seja a concretização humana de nossas idealizações'. 


Um capítulo a parte com certeza é o mito abordado no capitulo O mito e suas sugestões, onde o mito do amor romântico e seus equívocos são abordados pelo padre, o nível psicológico muda quando uma pessoa se torna dependente de outra e fantasia em torno do outro o que espera em sua própria vida. Nesse mesmo capítulo podemos ler sobre a aceitação do que somos e aprender a nos amar e a aceitar o amor imperfeito que segundo Pe. Fábio de Melo amor perfeito somente em um jardim.
A humanidade é um processo construído, refeito e desfeito. As perguntas sobre quem somos sempre surge e melhor ainda, respostas sobre como deveríamos agir em situações que muitos se consideram presos. Pe. Fábio narra o encontro com alguns de seus fiéis e mostra como estamos expostos a fragilidades comuns do dia a dia.
O livro inteiro é um aprendizado novo e uma nova forma de descobrir sobre nossas relações, nossos medos, individualidade e o todo. Uma busca cativante pelo consciente coletivo, onde ele mesmo cita Jung em um de seus capítulos. Recomendo.


Besitos



12 comentários:

  1. Padre Fábio de Melo lida muito bem com suas palavras, que são grandemente inspiradoras. Achei incrível o tema abordado no livro, um tema atemporal e que serve para todas as pessoas, idades,... Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm acho ele incrivel com as palavras ! obrigada por comentar :)

      Excluir
  2. As vezes ficamos realmente presos em nossas expectativas, eu sou um pouco assim... gostei do livro e da resenha!

    Beijos, Jell e Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por comentar e que bom que gostou da resenha ^^

      Excluir
  3. ei linda , seguindo aqui beeeijinhos!
    http://sorriaprincesinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Creio que estou precisando ler um livro assim. Adorei a resenha!
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom! recomendo esse livro! obrigada por comentar :)

      Excluir
  5. Não gosto de livros assim, mas você escreve muito bem!!

    Blog Babi Marchi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo elogio :) quem sabe uma hora vc topa um livro assim e goste ^^

      Excluir
  6. Eu nem sabia que ele tinha livro! Sou evangélica mas me interessei muito, vou procurar ler. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que se interessa, mesmo sendo evangelica recomendo a leitura, tem mais sobre o Humano do que o religioso. :) obrigada por comentar ^^

      Excluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock