Jack Vasconcelos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resenha Tolstói - O diabo



Título:  O diabo
Autor: Leon Tolstói
Editora: Coleção L&M pocket
Páginas:61
ISBN: 978852542575



Leon Tolstói penetra em seus personagens de uma maneira peculiar. Dono de uma escrita que prende o leitor, esse escritor russo teve uma vida acompanhada de luxo e controvérsia, com uma personalidade única, Tolstói transportou para seus livros um universo dotado de alegorias, realidades e questionamentos.





Vamos ao livro?




O livro - O diabo ( não contém spoiler)

A historia gira em torno de Evguêni um homem cheio de qualidades honestas, trabalhador, bom moço, astuto e extramente honrado. Ele recebe de seu falecido pai como herança um grande saldo em dividas e uma propriedade, porém com a inteligência do jovem Evguêni ele consegue aos poucos recuperar as terras do pai, quitar todas as dívidas e expandir os negócios que antes não caminhavam.
Evguêni nunca teve paixões e mesmo com as intenções de sua mãe de lhe fazer um casamento com uma moça de posses,ele prefere apenas se apaixonar no tempo certo. Antes que isso possa ocorrer Evguêni começa a ter encontro com Stepanida, uma linda camponesa, porém esses encontros revelavam apenas a carne e nenhum sentimento por ambas as partes. Passavam  meses sem se ver, Stepanida era casada e bem resolvida, tinha vários casos e sempre se mostrou desprendida do jovem Evguêni, o que não causou problemas a este uma vez que não desejava um caso até então.
Com o passar do tempo Evguêni conhece Liza, uma jovem delicada e extremamente devota a ele, com sincero amor e um coração puro. O casamento transcorre muito bem até que Evguêni se encontra casualmente com Stepanida e a chama dos antigos encontros é acesa, ele tenta ao máximo se desviar dessa conduta, sabendo que é errado e desonesto, porém uma força diabólica o impelia a se encontrar com a camponesa. Nesse meio sua esposa engravida e ele continua  a se perturbar com estes pensamentos.
O livro aborda a loucura, o amor, a obsessão e o adultério mental de uma forma culta e despretensiosa. Claro que não irei revelar o final do livro porém recomendo o livro a todos que querem ler algo inteligente e muito bem escrito. O final é chocante!! hihi :))

Tolstoi trata das relaçoes humanas com destreza, revela as dificuldades do casamento e da sexualidade numa época dividida entre a crítica e a opinião alheia.






O autor
Tolstói foi um grande escritor russo do século XIX, conhecido por se tornar um pacifista em sua velhice, denunciando a hipocrisia da época e arquétipos femininos em sua literatura de maneira profunda. Durante sua juventude teve vários encontros com prostitutas e bebia irremediavelmente, porém se casou e teve treze filhos. Muito famoso ainda em vida como escritor, ele se preocupava com o sentido da vida e sempre se questionava sobre tudo. Decidiu fugir de casa aos 82 anos para viver humildemente e acabou falecendo de pneumonia.


Mais doentes ainda são, sem dúvida, aqueles que veem nos outros sinais de loucura que não veem si mesmos.

Leon Tolstói

22 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa :)

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor é otimo, espero que vc tenha a oportunidade de ler :)

      Excluir
  2. Adoro ver resenha de clássicos!
    Muito legal esse livro, ainda não li , mas add na lista!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adiciona na lista tenho certeza de que vc vai gostar ^^ obrigada por comentar

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, fiquei assustada com o nome.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o nome não tem nada com o livro diretamente :) pode ler sossegada. ^^

      Excluir
  4. Não conhecia esse o livro resenha ótima, tenha uma ótima semana,
    Curta e siga o meu canal e TSU
    https://www.youtube.com/user/NekitaReis
    TSU: https://www.tsu.co/Nequeren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou da resenha flor, obrigada por comentar :)

      Excluir
  5. Ainda não tinha lido nada referente a esse livro, mas já me envolveu. Amo alguns clássicos e pretendo ler esse em breve.
    Bjim!
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho certeza de que voce poderá gostar desse livro ^^ obrigada por comentar :)

      Excluir
  6. Olá Jackeline, eu gostei muito da proposta desse livro, fiquei morrendo de vontade de ler quando você disse que o final é surpreendente. Entretanto, os escritores russos são conhecidos por serem um pouco prolixos e de linguagem rebuscada demais, o que você achou sobre isso nesse livro?
    Obrigada por estar seguindo meu blog, também já estou seguindo o seu!! Abraços =D

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva, obrigada pelo comentário gentil e bem colocado. Quanto a sua pergunta, o livro tem uma edição revisada e acredito que a linguagem acompanhe essa revisão, porém nesse livro em particular que foi publicado postumamente a linguagem está mais leve, dizem que o livro é autobiográfico o que me leva a pensar que ele escreveu tão tranquilo por ser tudo parte do que ele viveu, enfim...um pouco de cada, revisão e o autor sendo leve pra contar sobre si. A linguagem esta acessivel ^^ obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Nossa, parece ser um livro de tirar o folego, haha
    Nunca li Tolstoi, #shameonme!
    Beijos, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um livro muito bom, eu realmente gostei! :) obrigada por comentar

      Excluir
  8. Oi, Jackeline,

    Apesar de morrer de vontade, nunca tive contato com nenhum livro do Tolstói. Eu quero muito ler Anna Karenina, mas estou desejando a edição da Cosac Naify e nunca a encontro nas promoções de 50% que a editora costuma fazer. Dos russos, um que leio muito é Doistoievski.

    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda nao li Anna Karenina mas vo anotar, acho que vc vai gostar de Tolstói :)

      Excluir
  9. O autor dispensa comentários. Não conhecia o livro e gostei demais do que li aqui na resenha. O tema se tornal interessante pra mim, por ser abordado em outra época. Deu vontade de ler. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza dispensa mesmo Paula, obrigada por estar sempre por aqui ^^ beijinhos

      Excluir
  10. Sou fã do Tolstói, nunca li esse livro, porém depois dessa resenha quero ler esse livro, assim como todos outros que ainda não li dele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo pois amo Tolstoi, :) obrigada por comentar

      Excluir
  11. Nunca li nada desse autor, amei a resenha deu até vontade de ler o livro
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  12. Sempre vejo elogios ao autor, mas nunca li nada dele. Me interessei pelo livro e espero ter a oportunidade de ler. Me preocupo com a linguagem, mas vi que você já respondeu sobre isso ali pra Eva hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock