Jack Vasconcelos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Leitura clássica ou atual?


Muito tem se falado a respeito de livros, blogs são criados e resenhas são feitas. Porém uma coisa é indiscutível, a maneira com que vemos o livro na era da internet.
Sou da época da biblioteca, em que ler um livro seria comprar ou pegar emprestado, acredite! Eu morava em Goiânia e vivia pegando livros emprestados, nem sempre conseguia pagar por eles.
Hoje existem downloads, livros online, e-books e uma pá de coisas que facilitam a vida do estudante, do aspirante a leitor e do fanático por leitura.





Sempre procurei ler de acordo com minhas necessidades. Houve uma época em que eu lia sobre magia e meditação sem parar, eu tinha dezesseis anos, e houve uma época em que eu só lia sobre Física quântica. Tudo pra mim foi uma questão de necessidade, com o tempo e o amadurecimento dos ideais passei a ler não somente o que necessitava mas também o que gostava, a leitura se tornou diversão.

Quando entro na livraria além da clara loucura e alteração de meus sentidos, procuro por livros que me complementam. Porém o que as vezes me choca é o modismo entre os livros. Uma crescente torrente de ''leitores'' veio a tona, mas só compram livros que estão nas primeiras prateleiras, na entrada da livraria ou na grade do site de 'mais vendido'.

E claro que apoio novos autores, eu sou uma escritora começando minha carreira e adoro receber o apoio dos que compram meus livros. Apoio e também compro novos autores, mas sinto que muitas pessoas acabam comprando livros atuais porque está na moda.

Longe de mim ditar uma regra, mas não creio que Nietzsche seja old school se pra sobreviver você vai se deparar com ele em alguma esquina da vida, com aquela frase pronta que você jamais encontraria no livro pré adolescente.
Creio que todo livro acrescenta e é uma questão de gosto, mas acredito que ler porque a maioria está comprando aquele livro e resenhando, não seja uma maneira de dizer que se é um bom leitor.

As vezes entro em blogs de literatura e me deparo com o mesmo livro resenhado de diversas formas. Massifica tanto a publicidade que o modismo de 'todo mundo está lendo eu vo ler', bem...isso cansa.

Polêmicas a parte toda leitura é válida, cabe ao leitor saber se está comprando pela moda ou pelo gosto, pelo conhecimento.

Nos deparamos com esse tipo de influência em tudo em nossa vida, roupas, calçados...em várias vertentes nos vemos influenciados a comprar porque alguém famoso usou. Sou diferente nisso, geralmente pego a mão totalmente oposta justamente pra não ir com a massa. Gosto de livros velhos e gosto de livros novos. Mas gosto principalmente de autenticidade.

Quero deixar claro que amo livros e autores novos, eu sou escritora. O que não entendo é o modismo dos livros.

Lemos porque queremos ou porque todo mundo está lendo aquele livro?



Besitos




21 comentários:

  1. Eu também peguei muito livro na biblioteca municipal emprestado e tinha data certa para devolver, eu engolia livros!
    Agora tudo está mais acessível, não há desculpa!
    Só não lê, quem não quer!
    Bjus e lindo texto,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pegar livros emprestado se tornou uma lembrança bem doce nao é? ^^ e hoje está cada vez mais acessível mesmo! obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Oi Jakeline quando eu acho que é interessante a leitura eu compro o livro,nunca peguei emprestado gosto sempre te ter um local reservado para guardar aquele livro que li!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm sou assim, bem organizada, detesto emprestar haha obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Primeira vez aqui no seu blog e já estou seguindo,amei tudo,parabéns!!! Visita o meu se quiser bjs!!

    http://umagarotalevada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, que bom que gostou! obrigada por comentar! :)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler mesmo depois de adulta, quando adolescente lia um livro uma vez que outra.
    Comecei a ler muitos livros que pegava na biblioteca da escola onde trabalhava.
    Agora ando muito ocupada, sempre cansada e não tenho lido muito, mas adoro ler.
    E não me chama nem um pouco atenção livros digital, nunca procurei ler.
    Acho que não poder pegar o livro na mão, e não sentir o cheiro do livro novo ou velho não tem graça.
    Leitura tem que tem que aguçar os 5 sentidos ou talvez o sexto!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes a falta de tempo faz isso, eu passo por isso vez ou outra e sinto falta de ler! Eu tbm nao abro mão da leitura na mão, livro impresso! nao gosto de livros online mas as vezs eles ajudam...quando publiquei meu livro fiz questao de que as pessoas tivessem o livro fisico pra comprar! :) obrigada pelo comentario!!

      Excluir
  6. Odeio ler um livro quando todos estão lendo, não gosto de modismo. Se a febre hoje é o livro "tal", só vou lê-lo quando a febre passar para outro livro, é algo que não sei ao certo dizer o porque, simplesmente o fato de todo mundo estar lendo me faz perder o interesse. Muito legal ser escritora, não conhecia seu livro, mas já quero ler nessas férias.
    Beijinhos no coração
    Dani!

    Phases of the moon
    Instagram
    Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro obrigada pelo carinho Daniela, seu comentário foi muito oportuno! eu tbm nao leio o que esta na moda e geralmente rejeito o livro assim, e so leio depois de muito tempo e as vezs nem leio! somos parecidas ^^ volte sempre aqui no blog e obrigada por comentar! <33

      Excluir
  7. Excelente texto! Confesso que já comprei livro pq todo mundo estava falando dele, mas agora já aprendi a lição, hehe. Procuro mais por livros com histórias mais diferentes, conhecer novos/velhos autores. Esses 'livros modistas' boa parte das vezes eu acabo não gostando. Não tenho nada contra quem gosta de ler eles, mas não há nenhum mal em ler coisas mais diferentes e procurar por coisas novas que possamos gostar.
    bsaccani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo comentario Bárbara! obrigada por comentar! eu tbm prefiro buscar autores e conhecimento, livros que estao na moda me enjoam facil...bom ser diferente ^^ beijooo

      Excluir
  8. Jack, compartilho do mesmo sentimento, o de achar que as pessoas sempre leem aquilo que está na moda, já comprei livros da moda e confesso que até gostei de alguns, mas nada se compara aos bons e velhos escritores ou até alguns escritores novos que não são tão conhecidos, mas que são bons também. Até porque no quesito romance policial ninguém supera a minha querida Agatha Christie. Por falar em novos escritores, seu livro me parece ser bem interessante, já coloquei na minha lista de desejos. *-*

    http://ilhadetati.blogspot.com.br/

    http://ilhadetati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMO Agatha Christie e foi uma das primeiras que li, outra escritora que adoro e te recomendo: Monica Buonfligio que apesar de ser em genero diferente é de otimo gosto :) obrigada por comentar! bom mesmo é ler classicos e novos mas com certeza é dficil superar os classicos!! :D

      Excluir
  9. Eu sou mais fã da atual, mas sempre tem aquela clássica que conquista nosso coração haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza tem sempre aquela leitura classica que a gente gosta mais! obrigada por comentar <33

      Excluir
  10. Eu também acho que toda leitura é válida...inclusive, preciso ter mais esse hábito. Quando era criança, adorava ir a biblioteca pegar o livro emprestado e era uma catástrofe quando atrasava.

    Beijos.

    Jéssica
    Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, nao podia atrasar pra entregar haha tenho cada historia >< obrigada por comentar flor

      Excluir
  11. Ollá Jackeline ^^
    Lembro-me do tempo que sempre após a escola dava um pulinho na biblioteca *o* Mas depois de um tempo começou a se esgotar os livros que eu achava mais interessante então passei a fazer minha própria coleção maravilha haha'
    Para eu comprar um livro ele tem que cativar, não levo em consideração que o fulano leu ou todos estão gostando. Não que eu seja contra os livros que fazem sucesso... não vejo nenhum mal ler livros que viraram modinha, até leio se eles me chamarem atenção kkkk'
    Gostei bastante do seu post, raramente vejo post que falam sobre esse assunto... acho que seja porque a maioria se enquadra nesse modismo XD

    Beijoxx.
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do texto e fico agradecida com seu elogio! eu tbm me lembro da época em que a gente saía da sala e ia pra biblioteca da escola, coisa que acho que nao ocorre mais! Enfim tempo bom ^^ obrigada por comentar!

      Excluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock