Jack Vasconcelos

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Resenha do livro Ele está de volta - Timur Vermes



Hoje o blog traz uma resenha muito esperada, o livro Ele está de volta.
Quer conferir a resenha? Então vem! :)




Título: Ele está de volta
Autor: Timur Vermes
Editora: Intrísica
Páginas: 300
ISBN 9788580575293


 'Ele está de volta' é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível, contada pelo ponto de vista de um personagem repulsivo e até mesmo ridículo, e indiscutivelmente marcante.





Minha opinião
Sou uma aficionada em Segunda Guerra Mundial e conheço bastante sobre o assunto. Desde a época da escola comecei meus estudos e até então leio muito sobre isso. Não tem motivo, seja o horror por trás da trama, seja a vontade de fazer justiça, seja a loucura de um povo apoiar cegamente um homem que nunca escondeu seus propósitos. Bem, tudo isso me intriga e me impulsiona a ler sobre Hitler e sua Guerra. Li muitas biografias, das famosas as questionáveis, livros de história e o próprio Mein Kampf.
Mas hoje venho resenhar um livro leve sobre o assunto. O livro de Timur não mente sobre o ditador, de fato o escritor estudou sobre ele e foi fiel a realidade marcante do Fuhrer e a sua crueldade. A maneira com que ele lida com os fatos e a reação das pessoas corresponde muito com o que vemos hoje em dia, onde a internet é vista como meio de propagação das maiores comédias, sejam elas sobre as desgraças ou alegrias alheias. Uma reflexão sobre isso. Ao colocarem o ditador sob a mira do holofote analisamos nossas escolhas pra rir.  O livro inteiro nos faz refletir sobre como lidamos com o outro e seus defeitos.Recomendo a quem quer deixar solta a ideia do que seria se tudo fosse diferente. Se houvesse de fato uma fama fútil em cima do ditador. Ele recuaria? 


Resenha

Um livro genial sobre a vida do ditador alemão sob seu próprio ponto de vista, se ele estivesse vivo em nosso tempo.
O livro se inicia no próprio Fuhrer acordando no antigo local onde costumava fazer suas estratégias de guerra, logo ele é descoberto pelos trejeitos ligados a Adolf Hitler. E de fato, ele era Adolf Hitler.

O livro nos intriga página a página sobre o destino dele, o ditador se demonstra carismático porém pragmático com relação aos seus planos. Tenta colocar tudo em prática enquanto assimila que está em uma vida totalmente diferente, onde a guerra já foi perdida e a Alemanha não é mais a mesma que ele conheceu.
Ele de inicio se instala com um senhor que praticamente o 'reconhece' e logo se vê apoiado pela tv intitulada no livro de MyTv. Querem aproveitar o talento do ditador, porém acreditam que ele seja apenas um ator, comediante que imita Hitler. Interessante o fato dele nunca negar essa identidade e afirmar veementemente que é o ditador e ninguém o crê obviamente.

No desenrolar da história ele conhece pessoas que foram vítimas da Guerra e seus desabafos, tenta lidar com o grupo interesseiro da televisão e com as ruas transformadas na baderna que ele previu anos antes.
Claro que não irei contar o final do livro, espero que possam ler e gostar tanto quanto eu gostei.
Há rumores de que o livro se transforme em filme.




Trechos


'Olhei para a s Srta. Krommeier e perguntei com certo desconcerto:
- Está pedindo pra eu gesticular?
- Sim ou simplesmente xingar as pessoas. Porque o senhor tem sempre que imitar Hitler?
-Isso não é uma questão de escolha- falei- A providência nos coloca em nosso lugar, e então devemos cumprir o nosso dever!'


' Como sempre faltava criatividade as pessoas, elas surgem com as propostas mais questionáveis. Propuseram que eu gravasse reportagens bizarras, algo como ' O Fuhrer visita a Caixa Econômica' ou o 'Fuhrer na piscina.' Rejeitei de imediato essas parvoíces.




Espero que tenham gostado. :)


9 comentários:

  1. Resenha maravilhosa amei a dica do livro, tenha uma semana abençoada
    Vídeo Novo: https://www.youtube.com/watch?v=1LOCPg0HbTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse livro realmente é otimo! semana abençoada pra vc tbm :)

      Excluir
  2. Interessante! Nunca li esse livro. Fiquei curiosa (:

    Beijos! ♥
    Blog | Instagram | Canal no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou! obrigada por comentar! :)

      Excluir
  3. Mega interessante, parece ser um livro bem inteligente.

    Preserve Suas Raízes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é um livro muito bom, obrigada por comentar! :)

      Excluir
  4. esse o Daniel vai amar sokwdije3wi <3 vou até mostrar
    amei a resenha

    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii...gostei da sua resenha...
    E fico pensando também as respeito do povo na época do Hitler.
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock