Jack Vasconcelos

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dom Quixote, meu clássico amado.



Olarrrr!
O post de hoje traz um grande clássico da literatura! Dom Quixote, um dos meus livros preferidos.



Quando eu tinha 16 anos de idade trabalhei em um quiosque no Supermercado Carrefour da minha cidade em Goiânia, lá eu trabalhava vendendo sorvetes. Algo que me distraiu durante esse período foi o clássico que peguei na biblioteca: Dom Quixote.

Ah que encantamento, ao me sentar nas horas vagas do dia pra ler, sempre me via sorrindo. O livro trazia magia, aventuras, determinação e buscas. Tudo o que eu estava vivendo na mesma época. Foi um momento enriquecedor, pois trabalhei desde cedo e a leitura também me acompanhou desde então. A vontade de transformar o meio em que eu vivia sempre esteve comigo, e no livro vi isso acontecendo pelo corajoso Dom Quixote.

E foi assim que conheci um livro maravilhoso que até hoje tenho como referência de vida.
Uma lição sobre o amor, a busca de si e o encontro maior que travamos em busca do que acreditamos.




O livro


O grande momento do fidalgo Dom quixote se dá ainda na casa de sua sobrinha, onde através de uma descoberta interna, o frágil senhor já de idade tenta travar. Ele quer ganhar o mundo, fazer algo de útil e diferente, deixar uma marca e uma memória.
Claro que na idade avançada foi impedido pela sobrinha que teve o tio como total louco, porém os apelos foram em vão. E o amado Dom Quixote parte em busca de suas aventuras em cima de seu velho cavalo Rocinante e claro, um vizinho bem humilde e ingênuo chamado Sancho Pança.
Dali em diante estava feito! Nascia o cavaleiro da figura triste que de triste não tinha nada, era apenas um homem com os olhos cheios de amor. 
Ao partir de sua pequena vila o fidalgo buscou para si um título real, uma armadura para se defender de toda espécie de agrura e ruína, buscou também o amor da famosa Dona Dulcinéia  Del Toboso! 
A grande amada perdida no mundo deveria ser achada pelo Dom Quixote e seu ajudante. 
Durante a caminhada os dois se deparam com diferentes momentos, e as saídas são extremamente engraçadas, pois o Dom Quixote tinha uma maneira peculiar de resolver os assuntos e o pobre Sancho embarcava na história.
O final do livro você terá que descobrir, como findou a aventura do corajoso homem que enfrentou  a idade e a doença para mudar seu destino em um momento que muitos se conformam em apenas envelhecer e morrer.


A lição 

O famoso Fidalgo citado em livros, filmes, desenhos animados, novelas, seriados e em tantos outros lugares tem sua razão para ser tão bem quisto. É a loucura do sonho, da vontade e da realização.
O homem parte não somente em busca de aventuras mas as cria conforme caminha, entra em tabernas com leões e os enfrenta como se fosse jovem, adormece em meio a odres de vinho e se imagina atacado por dragões ou se depara com uma caravana de homens presos acusados de crimes horrendos e Dom Quixote os liberta. Não importa o ato e sim a maneira que ele escolheu para viver, o olho interno que ele deu a toda situação para transformar o meio.
Você pode fazer isso, seja qual for a sua situação agora, olhe ao seu redor e imagine o que você queria, ouse e vá além do que você vê! Isso pode criar uma realidade melhor, uma realidade que no mínimo nasce dentro e uma hora vai sair. Dom Quixote só é visto como louco por aqueles que leem a história porque os personagens embarcavam nas aventuras do velho fidalgo, a verdade dele era tamanha que a todos convencia.
Uma história inspiradora.






Na Plaza da Espanha em Madrid exite uma belissima estatua de Dom Quixote e seu companheiro.


Outro monumento fica em Castilla na Espanha e retrata o fidalgo e sua amada Dulcinéia.



Espero que tenham gostado e que leiam Dom Quixote, mas que leiam por inteiro!!!! 


E esse é o meu livro <33




Até semana que vem,besitos!

21 comentários:

  1. Oiii...gente já ouvi tantos relatos de Dom Quixote...que vergonha eu não li =/
    Mas vou providenciar o meu livro...
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando ler vai adorar o livro <33 obrigada por comentar ^^

      Excluir
  2. Eu ganhei um livro desses nos meus tempos de escola e adorava, fora que achava ele rico e inspirador.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito rico, as palavras e as aventuras nos marcam :) obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Dom Quixote. Eu li esse livro quando estava no primeiro ano. Serio eu não sei você mas e na época sofri muito para entender eu achei a leitura mais pesada sabe. É um classico muito bom porém eu não li mais depois disso. hahah
    http://www.descrevendonuvens.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele tem realmente uma linguagem de epoca e uma conotação realmente dificil mas amo esse tipo de literatura, Edgar Allan Poe tbm tem essa mesma vertente na escrita.. eu adoro. Acho que foi gosto e costume :) obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Um livro maravilhoso! Já li tem muito tempo, mas vale a pena <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não cheguei a ler esse livro, mas a edição que você possui é linda e a história me deixa curiosa.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Jack =)

    É vergonhoso dizer que ainda não li esse livro (shame), mesmo com tantas opiniões super positivas que vejo dele.
    Preciso me redimir.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Eu li Dom Quixote váaarias vezes quando era pequena, e até hoje me emociono com a história! Sua versão do livro é linda!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jack, acabei de conhecer seu cantinho agora e fiquei muito feliz lendo um post sobre Dom Quixote, não vejo muitos blogs por aí falando de literatura clássica.
    Admito que faz um bom tempo que não leio, na verdade nem tenho mais o meu exemplar. Li na época da escola e amo até hoje (tenho meio que uma quedinha por clássicos, sabe? rsrsrs). A propósito amei sua edição, é capa dura não é? Espero poder comprar logo um novo *-*

    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ps: ganhou uma seguidora <3

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca li esse livro? Se eu já li quando mais nova, sinceramente não lembro.
    Fico curiosa pela historia, mas nunca parei pra ler.

    Beijos,
    Jéssica Alves

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse livro *-* Amo as aventuras desse herói haha Que bom que esse livro te ensinou tanta coisa quando você precisou :D

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jackeline!
    Que linda sua edição do livro!
    Eu ainda não li Dom Quixote, mas está na minha lista dos clássicos que preciso ler...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jack!

    Nunca li Dom Quixote, mas desde cedo ouço meu pai falar dele! Meu pai é Artista Plástico e já fez várias esculturas e quadros sobre Dom Quixote, ele é um grande admirador!! :)

    Beijooo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esse livro. Parece inspirador mesmo! E muito legal você conseguir conciliar a leitura e o trabalho. Não que seja difícil, mas algumas pessoas sempre colocam desculpas que não tem tempo e tal. Adorei as lições que você tirou e seu exemplar é lindo. :)
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi flor, tudo bem contigo ???
    Eu só li Dom Quixote uma vez na vida, e foi mais ou menos na mesma época em que você o leu. Eu não me recordo muito bem, mas acredito que li o livro quando tinha entre 14 e 15 anos, na época eu não tinha o costume de comprar livros, por isso estava sempre vasculhando a biblioteca da escola para emprestar algum livro, e com Dom Quixote não foi diferente.
    Me lembro de ter adorado a história, de ter me divertido muito com as aventuras desse personagem tão querido, mas admito que na época achava o personagem um tanto fora da casinha, rsrsrs, apesar de tudo, para mim ele era um pouco louco ...
    Seu post me deixou com uma enorme vontade de reler o livro, de reviver as aventuras do personagem e quem sabe, ver a história com outros olhos !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já li Dom Quixote e sim, a história é inspiradora.
    Gostei do livro, mas, confesso que meu clássico favorito ainda é Dom Casmurro <3

    Beijo! | Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  16. oi lindona , livro bacana dms hein me interessei em ler beijos
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir

Atriz por amor e profissão. Devido a um sonho antigo, decidiu escrever seu primeiro livro chamado Nephesh de cada dia e se aventura a ser escritora. Modelo e pintora nas horas vagas. Viciada em Arte, família, Jesus, animais, livros, games e guitarras.

Youtube Facebook Twitter Instagram

Site oficial: JackVasconcelos.com.br/

:: Youtube ::

Bem vindos ao meu canal, clica e já se inscreve! Tem vídeo novo toda quarta-feira. Um pouquinho do meu mundo pra vocês: arte, moda, inspirações, livros e tudo que a gente gosta.

:: Fanpage ::

:: Meu livro ::

Twitter AgBooks Amazon Clube dos autores

Nephesh de cada dia é o retrato letrado da espiritualidade moderna.Poesias que refletem a condição e o acordo Humano dia após dia em busca do conhecimento.

::Meus quadros::


A cada traço um meio de revelar a alma e o corpo através das cores.

Parcerias

Overshock Overshock